terça-feira, 30 de agosto de 2011


INDIA BRASILEIRA PODE SER A IDOSA MAIS 
VELHA DO MUNDO, COM 121 ANOS
A Organização Survival International afirmou nesta terça-feira ter localizado uma indígena brasileira, prestes a completar 121 anos, que pode ser a pessoa mais velha do mundo. Maria Lucimar Pereira pertence a tribo Kaxinawá, na Amazônia ocidental, fronteira com o Peru, e tem a sua certidão de nascimento aprovada pelo registro civil brasileiro em 1985. No documento registra que ela nasceu no dia 3 de setembro de 1890. 


Segundo o Grupo de Pesquisa Gerontologia de Los Angeles (Califórnia, EUA), a mulher mais velha do mundo é atualmente a americana Betty Cooper, que no dia 26 de agosto completou 115 anos.


De acordo com a Survival International, a idosa brasileira pensa em passar seu aniversário de 121 anos, no próximo sábado, junto com sua família, e atribui sua longevidade ao saudável estilo de vida que leva.


Maria Lucimar se alimenta apenas de produtos naturais procedentes da selva amazônica, em particular carne assada, macaco, peixes, aipim e banana, e sua dieta não contém sal ou açúcar. Tampouco usa sabão e outros produtos industriais.


O diretor da organização de defesa dos direitos dos indígenas, sediada em Londres, Stephen Corry, está convencido de que o segredo de sua longevidade está nesta forma de vida.


"Muitas vezes somos testemunhas dos efeitos negativos que as mudanças forçadas podem ter nos povos indígenas. É reconfortante ver uma comunidade que manteve fortes vínculos com sua terra ancestral e desfrutou dos inegáveis benefícios disso", afirmou.


Apesar de sua idade avançada, Maria Lucimar Pereira goza de boa saúde e se mantém relativamente ativa, segundo o líder de sua tribo, Carlos, que acredita ter quatro pessoas com mais de 90 anos entre uma população de 80 habitantes.

fonte www.band.com.br em 30.08.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário